quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Superposição de ondas

Imagine que sejam produzidos dois pulsos nas extremidades de uma corda.,o que ocorre?

Durante o cruzamento a ordenada de cada ponto e a soma algébrica das ordenadas que cada onda teria nesse instante,depois cada pulso continua com suas características.

Essa e a consequência do princípio da superposição;segundo o qual as ondas,ao contrário das partículas, não alteram nem perdem suas características individuais quando interagem.Por isso ouvimos o som de uma orquestra, por exemplo, distinguido seus instrumentos, embora todas as ondas sonoras, produzidas por todos os instrumentos se propaguem no mesmo meio e na mesma região do espaço.




A soma algébrica das ordenadas de cada ponto de  um pulso resulta na modificação temporária da forma do pulso resultante ,o que caracteriza o fenômeno da interferência. O pulso resultante pode ter sua amplitude aumentada ou reduzida, no primeiro caso,ocorre a interferência construtiva; no segundo,a interferência destrutiva.
A interferência  é consequência do Princípio da Superposição, e este do Princípio da Conservação da Energia. Um pulso só poderia alterar outro pulso ou por ele ser alterado se dele observa-se o para ele perdesse energia. Mas pulso, como qualquer propagação ondulatória, é apenas formada,  não é corpo. E essa forma é a manifestação visível da energia potencial elástica que se propaga pela corda. E a corda é única, embora os pulsos possas ser muitos. Em uma situação ideal, em que a corda não perdesse energia, a interferência não causaria nenhuma alteração nos pulsos individuais.Mas a corda sempre perde energia,  transformada principalmente em calor, o que se manifesta pela redução gradativa da amplitude dos pulsos. 
|Com as ondas  são sucessões de pulsos, o que vale para eles vale para as ondas. O Princípio  da Superposição e a interferência são ccaracterísticas tipicamente ondulatórias, válidas para  qualquer tipo de onda, seja mecâniaca, seja eletromagnética.  Ao menos no mundo macroscópico, podemos garantir que as partículas não "se atravessam" e, portanto,  não produzem interferência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário